O termo Podcast surgiu em 1994 com Adam Curry, “é um ficheiro áudio ou vídeo, distribuído através da Internet, que pode ser subscrito através de RSS (Really Simple Sindication) feeds e é facilmente descarregado para o computador, leitor de MP3, MP4 ou telemóvel, como exemplos dos dispositivos móveis mais usados.” (Carvalho, 2009, p. 1) e “resulta da junção dos termos ipod (dispositivo de reprodução de áudio/ vídeo da Apple) e broadcast (método de transmissão ou distribuição de dados), onde um ficheiro áudio é denominado de epidose (episódio).” (Cruz, 2009, p. 66).
Segundo Cruz (2009, p. 66) citando Primo (2005) o podcast “é um processo mediático que emerge a partir da publicação de arquivos áudio na Internet”.
Enquanto o termo podcasting representa a emissão através da internet, o termo podcast representa o produto.
É uma tecnologia que pode ser inserida no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, “Ao utilizar um podcast o professor alia informação, entretenimento, dinamismo e rapidez ao processo de ensino-aprendizagem.” (Cruz, 2009, p. 67).
No contexto escolar, os docentes consideram esta ferramenta “uma excelente oportunidade de transmitir conteúdos e, assim, ganhar tempo real para acompanhar os alunos de forma individualizada” (Cruz, 2009, p. 66).
O uso desta ferramenta “reduz de certa forma, a tendência quase monopolizadora dos materiais impressos e vem abrir outras perspectiva ao sistema educativo. (…) Cabe ao professor, provocar a curiosidade e introduzir avidez de aprender nos seus alunos através de ambientes inovadores.” (Moura & Carvalho, 2006).
Como exemplo de uma utilização educativa dos podcast, apresentamos o concurso “Conta-nos uma história”, promovido no ano letivo 2013/2014, que tem como objetivo incentivar a realização de projetos nas escolas de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Esses projetos deverão ser criados com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente a gravação digital de áudio e vídeo. Esta iniciativa estimula a aquisição de conhecimentos e competências e desenvolve a leitura.
Segundo Cruz (2009, p. 66) citando Primo (2005) o podcast “é um processo mediático que emerge a partir da publicação de arquivos áudio na Internet”.
Enquanto o termo podcasting representa a emissão através da internet, o termo podcast representa o produto.
É uma tecnologia que pode ser inserida no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, “Ao utilizar um podcast o professor alia informação, entretenimento, dinamismo e rapidez ao processo de ensino-aprendizagem.” (Cruz, 2009, p. 67).
No contexto escolar, os docentes consideram esta ferramenta “uma excelente oportunidade de transmitir conteúdos e, assim, ganhar tempo real para acompanhar os alunos de forma individualizada” (Cruz, 2009, p. 66).
O uso desta ferramenta “reduz de certa forma, a tendência quase monopolizadora dos materiais impressos e vem abrir outras perspectiva ao sistema educativo. (…) Cabe ao professor, provocar a curiosidade e introduzir avidez de aprender nos seus alunos através de ambientes inovadores.” (Moura & Carvalho, 2006).
Como exemplo de uma utilização educativa dos podcast, apresentamos o concurso “Conta-nos uma história”, promovido no ano letivo 2013/2014, que tem como objetivo incentivar a realização de projetos nas escolas de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Esses projetos deverão ser criados com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente a gravação digital de áudio e vídeo. Esta iniciativa estimula a aquisição de conhecimentos e competências e desenvolve a leitura.
Bibliografia
- Carvalho, A. A. (Maio de 2009). Podcast no Ensino: Contributos para uma Taxonomia. Ozarfaxinars, pp. 1-15. Obtido de Centro de Formação de Associação das Escolas de Matosinhos: http://www.cfaematosinhos.eu/Podcasts%20no%20Ensino_08.pdf
- Cruz, S. C. (2009). O Podcast no Ensino Básico. Obtido de Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9991/1/Cruz-2009-Enc%20sobre%20Podcasts.pdf
- Moura, A., & Carvalho, A. A. (2006). Podcast: para uma Aprendizagem Ubíqua no Ensino Secundário. Obtido de Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal: repositorio.uportu.pt/jspui/bitstream/11328/480/2/Podcast.Luso-Galaico.2006.pdf
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