No âmbito da unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação foi proposta a elaboração de uma reflexão sobre “TIC na escola: implicações pedagógicas”.
As Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC, correspondem a todas as tecnologias que interferem nos processos informacionais e comunicativos entre os seres humanos.
As novas tecnologias em sala de aula têm sido um tema bastante debatido, actualmente, uma vez que alguns professores não encontram grandes vantagens na utilização das mesmas. João Paz (2008) diz que “ nem todas novas práticas de (auto-) aprendizagem a partir de novas tecnologias são, só por si, boas. Há ‘velhas’ competências que fazem muita falta e que a facilidade de acesso à informação (internet) não substitui, como a capacidade de interpretar, e reflectir sobre, a informação”. Ou seja, a utilização de novas tecnologias em sala de aula têm influenciado as antigas práticas pedagógicas. Hoje em dia, muitos professores do ensino secundário, mas sobretudo do ensino superior, utilizam substancialmente o computador e outros meios tecnológicos para lecionar as suas aulas. Para este professor, muitas das “antigas” competências não são exploradas devido à utilização das novas tecnologias, sendo que o aluno perde algumas capacidades relacionadas com a compreensão e interpretação das diversas informações que surgem.
Por outro lado, a utilização de tecnologias por parte de professores e alunos, é uma mais-valia. Tal como diz, Patrícia Fidalgo (2009), “ as TIC proporcionam uma maior variedade de estratégias de leccionação e envolvem os discentes num processo que já não se quer de aprendizagem passiva mas antes construtiva”. Ou seja, a utilização das TIC em sala de aula proporcionam ao aluno uma maior autonomia no decorrer das actividades letivas e sobretudo fora do contexto escolar. As Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser utilizadas em todas as disciplinas, desde o Português à Matemática. Existem imensos recursos pedagógicos online que podem facilitar a aprendizagem dos alunos e enriquecer o seu currículo escolar.
Segundo, António Dias Figueiredo (2000), “ uma parte significativa do futuro da aprendizagem não se encontra nos conteúdos. Muito desse futuro, talvez a sua parcela mais crítica, encontra-se nos contextos. Não se encontra, assim, na produção de conteúdos, nem na distribuição de conteúdos, nem na ‘transferência’ de ‘aprendizagem’ ou de ‘conhecimento’ para cabeças vazias, mas sim em tornar possível a construção das aprendizagens pelos seus próprios destinatários, em ambientes culturalmente ricos em actividades- ambientes que nunca existiram, que o recurso inteligente aos novos media tornou possíveis e nos quais se aplicam paradigmas completamente distintos dos do passado”. Desta forma percebemos que o conteúdo que é dado em sala de aula muitas vezes não é suficiente para o aluno compreender e apreender o que lhe foi transmitido. É necessário que o aluno seja autónomo e apreenda conhecimentos por si. Neste caso, as novas tecnologias são um bem essencial para a aquisição de novos conhecimentos.
As TIC em sala de aula “ promovem uma dinamização sem precedentes das aulas. O uso de plataformas online (e.g. Moodle), os quadros interactivos, os projectores de vídeo, a televisão, a Internet entre tantos recursos, permitem um envolvimento bastante positivo de todos os intervenientes num processo de ensino e aprendizagem que como sabemos foi bastante alterado pelo Tratado de Bolonha” (FIDALGO, 2009, O Ensino e as Tecnologias da Informação e Comunicação). Este tipo de utilizações, principalmente o Moodle, promovem a partilha de informação e o acompanhamento das tarefas que são realizadas em sala de aula. Esta plataforma online é uma mais-valia no dia a dia dos alunos, sendo que muitas vezes é criticada pelos professores, uma vez que o acompanhamento presente das aulas é essencial no desempenho de qualquer aluno e com a utilização desta plataforma muitas vezes isso deixa de acontecer.
De forma conclusiva, considero que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em sala de aula são muito importantes, uma vez que desenvolvem a autonomia por parte dos estudantes e além disso, é um processo de conhecimento que vai para além do contexto de sala de aula. E tal como diz Patrícia Fidalgo (2009) “ A democratização das TIC passa essencialmente pela aquisição de competências que permitam a utilização eficaz daquelas e que incorporem o processo de aquisição de conhecimentos como um percurso que vai além das salas de aula e cuja duração é a de uma vida”.
Autora: Nadine Silva
Bibliografia
• Botelho, F. (2005). Globalização e cidadania: reflexões soltas
• Botelho, F. (2006). Textos e literacias…
• Dias de Figueiredo, A. (2000). Novos Media e Nova Aprendizagem
• Fidalgo, P. (2009). O Ensino e as Tecnologias da Informação e Comunicação
• Paz, J. (2008). Educação e Novas Tecnologias
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