domingo, 12 de outubro de 2014

O Jogo Educativo - Reflexão

Após termos escolhido um jogo educativo, foi-nos proposta a realização de uma reflexão com base nos textos de referência cedidos pela docente.

Maria Dias e Nadine Silva

5 comentários:

  1. O jogo escolhido “Separe em sílabas” tem aspetos positivos, tais como o ambiente gráfico associado, não dá informação em excesso pelo contrário é bastante acessível, fator de atração para as crianças. Existe uma explicação escrita de modo a dar a perceber o que é necessário fazer para jogar. Por outro lado não existe qualquer tipo de som nem de ajuda, sendo assim necessário a intervenção do professor.
    Relativamente às respostas, independentemente que a criança/utilizador erre ou acerte, receber um feedback dizendo em casso positivo “A resposta está correta.” e à medida que vai acertado existe uma barra lateral denominada progresso que aumenta, o que fomenta a vontade de acertar.
    Caso for negativa aparece a frase “Resposta incorreta.” e diminui o numero de chances que são três, o que a nosso ver não encoraja a criança, não apresenta nenhuma correção, nem podemos voltar a tentar, passando imediatamente para a palavra seguinte, desta forma não existe aprendizagem com o erro. Por último outro aspeto negativo a apontar é a inexistência de etapas ou níveis de dificuldade.

    Ana Catarina Riqueza e Solange Nunes disponíveis em http://ticandopt.blogspot.pt/ .

    ResponderEliminar
  2. Durante a exploração do jogo “Separe em Sílabas”, encontrámos tanto aspectos positivos como aspectos negativos. Começando pelo facto do jogo ser muito chamativo dadas as suas cores, este jogo dá três oportunidades à criança de acertar na resposta correta e permite que a mesma tenha um feedback, positivo ou negativo, acerca do seu desempenho, através da barra de progresso que se encontra contida no mesmo.
    Em contrapartida, quando a criança erra não lhe é dada nenhuma explicação acerca da sua resposta, o que poderá deixar a criança com a dúvida à mesma. Outro dos aspectos negativos deste jogo é o facto de as palavras serem, em parte, demasiado complexas para as crianças, o que poderá dificultar a sua divisão silábica.
    Concluindo, achámos interessante a escolha do jogo, uma vez que é motivador e uma mais-valia para a criança trabalhar este conteúdo através da Internet, de forma didáctica.


    Ana Raquel Ganhão e Flávia Correia

    ResponderEliminar
  3. Caras alunas,
    a vossa mensagem devia incluir um ligação para o jogo em análise. Quanto à reflexão, parece-me bem apesar de o texto do Papert parecer ter pouca importância. Reparei ainda que têm demasiados parágrafos no texto, dando-lhe um aspeto desgarrado. A referência ao texto do Papert está mal construída, basta ver como está ecrita no moodle.
    Cumpriemntos
    MRR

    ResponderEliminar
  4. As alterações já foram efetuadas.
    Cumprimentos,
    Maria Dias e Nadine Silva

    ResponderEliminar
  5. Decidimos escolher o jogo “Separe em Sílabas” pois achámos um jogo interessante e cativante, quer para as crianças, quer para os adultos que podem ajudar as crianças a participar no jogo. Em ordem para a crianças saber escrever bem e corretamente sem erros, é fundamental que saibam dividir as sílabas. Como as colegas referiram e bem, para os alunos do 1º e do 2º ano será mais complicado, principalmente em palavras com maior divisão silábica, e mais acessível para os alunos 3º e 4º ano que conseguem a divisão mais facilmente. Concordamos com as vantagens e desvantagens referidas pelas colegas e achámos o jogo apelativa para interessar a criança.

    Cristiana Oliveira e Marta Lourenço - http://usodetecnologiaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar